Coletivo de Trabalho

Dra. Rosilene Lagares (UFT/PPGE/PGEDA)
Coordenação Geral
Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programas de Pós Graduação em Educação: Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia PGEDA/Rede Educanorte. Membro do NDE do Curso de Pedagogia. Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, políticas públicas e gestão da educação do Curso de Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Coordenadora do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e das Pesquisas em Rede: Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização; e Mapa: Gestão democrática do ensino público. Extensionista e pesquisadora na Rede ColaborAção Tocantins (RCT) do Programa de Institucionalização e Gestão da Educação Municipal: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação (PRISME). Vice-Presidente da Anpae-Região Norte. Filiada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso Pedagogia do Campus de Palmas da UFT (PET PedPalmas). Membro do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE-TO), representando a UFT. Conselheira do Conselho de Administração da Fapto.

MSc. Ítalo Bruno Paiva Gonçalves (UFT/PGEDA)
Coordenação de Acompanhamento
Doutorando em Educação na Amazônia pela UFT (Rede EDUCANORTE). Mestre em Educação (UFT, 2022). Especialização em Psicopedagogia Escolar (ITOP, 2019) e História Cultural (Claretiano, 2014). Graduado em História (UFG, 2009) e professor da educação básica do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins desde 2010, onde também já atuou como coordenador financeiro e de pedagógico. Atualmente trabalha como técnico de currículo na Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem na Seduc-TO. Membro do grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObSPE). Membro da pesquisa em Rede Mapa/Gestão Democrática do ensino público. Pesquisador da Rede ColaborAção Tocantins/Programa de Instituticionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação (PRISME). Filiado a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Membro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Tocantins (CEEI-TO) e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Tocantins (Cepir). Desenvolve pesquisa no âmbito da educação municipal e ensino de história.

Dr. Roberto Francisco de Carvalho (UFT/PPPGE)
Coordenação de Formação
PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Participou da escrita de vários artigos e da organização de vários livros e, também, é autor dos livros Gestão Escolar Autônoma e Compartilhada: gerencialismo ou democratização? e Gestão e participação universitária no século XXI. Na sua carreira profissional atuou como docente na Educação Básica e no Magistério Superior, além de ter trabalhado na esfera técnico-administrativa em escolas, órgãos regionais como: Diretoria de Ensino (DRE); Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); e Ministério da Educação e Cultura, prestando assessoria técnica à coordenação Nacional do Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). Exerceu, ainda, a função de Diretor de Programas e Projetos Educacionais na Pró-Reitoria de Graduação da UFT. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Pesquisador nas linhas de estudos pesquisas: Educação Ético-Política/Econômica, Cultura, Estado e Política Educacional; Estado, políticas públicas, gestão e fundamentos da educação; e Currículos específicos de etapas e modalidades de educação. Desenvolve estudos e pesquisas abrangendo a área de Sociedade, Política, Planejamento e Gestão Educacional/Escolar e Currículo na perspectiva do Estado ampliado e da filosofia da práxis. É Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (PRÁXIS). É membro da Rede Colaboração Tocantins. Está associado ANPED e ANPAE; Participa dos Grupos: Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS); Trabalho na Educação Superior e Rede Universitas/Br.

MSc. Adaires Rodrigues de Sousa
Coordenação AVNEI
Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Membro consultor externo - amigo crítico - da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Mangualde; Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Formador no Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino Educação (PRISME). Atuou como membro da Rede de Assistência Técnica no Apoio ao Monitoramento Contínuo e Avaliações Periódicas dos Planos Estadual e Municipais de Educação - Avaliador Educacional Técnico - da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação SASE/MEC.

Dra. Meire Lúcia Andrade da Silva (SME Gurupi)
Coordenação de Gestão
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2024), na linha de Pesquisa: Estado, Políticas e História da Educação. Mestre em Educação (2019) pela UFT. Graduada em Pedagogia/UFT. Professora no Curso de Pedagogia na Universidade de Gurupi (Unirg); Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Gurupi-TO, atualmente exerce a função de Diretora de Gestão Pedagógica. Especialista em Coordenação Pedagógica (2012), Mídias na Educação (2012) pela UFT; e Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (2015) pelo IFTO. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES; do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE); da Pesquisa Rede Mapa: Gestão democrática do ensino público e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura (Nedesc/UFG). Pesquisadora da Rede ColaborAção Tocantins. Filiada a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Secretária Executiva do Fórum Municipal de Educação de Gurupi (FMEG). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação municipal; planos de educação; planejamento educacional; direito à educação; políticas públicas; gestão educacional e gestão democrática.

Dra. Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito (UFT/PPPGE)
Coordenação de Monitoramento Avaliação
Doutora em Educação pela UFSCAR (2019). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós Graduação em Educação (profissional). Ex Secretária Municipal de Educação no Município de Guaraí TO. Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), no Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) e na Pesquisa Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização.Filiada a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Desenvolve pesquisas com ênfase em Estado e Políticas Educacionais; Gestão escolar e Conselhos Escolares; Carreira docente e valorização profissional; Práticas Pedagógicas no ensino fundamental e educação infantil.

MSc. Celestina Maria Pereira de Souza
Formadora
Doutoranda em Educação no Programa de Pós graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE/UFT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). Graduada em Processamento de Dados pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS (2000) e licenciada em Matemática pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS (2002). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins. Servidora de carreira da Secretaria de Estado da Educação desde 2002, atuou como colaboradora do Ministério da Educação como avaliadora educacional na elaboração/adequação e monitoramento/avaliação dos Planos Municipais de Educação do Tocantins, e como Avaliadora Educacional na ação de Gestão da Articulação com os Sistemas de Ensino, e atualmente é Superintendente de Educação Básica na SEDUC-TO

Dra. Ângela Noleto da Silva
Formadora
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UNB).Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professora efetiva do magisterio superior- Universidade Federal do Tocantins e foi servidora efetiva do quadro de servidores da Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (2003 a 06/2013). Na área profissional tem experiência com a formação de professores com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, EAD e cursos de especialização on-line. Pesquisadora na área de Educação, Tecnologias e Comunicação, com ênfase em estudos acerca da Ecologia dos Meios, Narrativas Transmídia e Cultura Jovem na Cibercultura.

MSc. Diogo Teixeira de Castro Silva
Formador
Mestrando em Educação (PPGE/UFT). Graduado em Pedagogia (UFT/CUP, 2013). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação em Palmas - TO. Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObSPE). Integrante da Pesquisa em Rede: Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização. Pesquisador da Rede ColaborAção Tocantins/Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação (PRISME). Associado a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae).

Dra. Doracy Dias Aguiar de Carvalho
Formadora
Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Assistente Social na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (PRAXIS/UFT) e Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (GEPEDS/UFT).

MSc. Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira
Formadora
Doutoranda em Educação na Amazônia. Possui Mestrado em Ensino na Educação Básica pelo Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas à Educação -CEPAE /UFG (2017). Especialização em Educação à Distância pelo Instituto Federal do Paraná (2016). Graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2011). Graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Hokemah (2007) e graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (1997). Atualmente é concursada da Secretaria da Educação do estado do Tocantins (Seduc). Tem experiência na área de Educação básica, bem como na área de Gestão Pública como técnica Pedagógica, Administrativa e Financeira da Seduc Tocantins.É filiada à Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação - ANPAE e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. É membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal - (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES.Pesquisadora e extensionista na Rede ColaborAção Tocantins do Programa de Institucionalização e Gestão da Educação Municipal: formação, monitoramento, acompanhamento e avaliação (PRISME).

MSc. Geraldo Grossi Junior
Formador
Possui graduação em Ciêncicas - 1º Grau pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (1981), graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade do Oeste Paulista (1999) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Atualmente é técnico do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em LICENCIATURA, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, política, ensino e educação de jovens e adultos.

MSc. Greice Quele Mesquita Almeida
Formadora
Doutoranda em Educação na Amazônia pela UFPA/UFT- Rede EDUCANORTE. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (2017). Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (2014).Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2010). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins, campus Dianópolis. Foi Professora da Educação Básica/Séries Iniciais, SEDUC-TO (2010-2014). Filiada a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae).Membra do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES e do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Extensionista Formadora na Rede ColaborAção Tocantins (RCT) do Programa de Institucionalização e Gestão da Educação Municipal: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação (PRISME). Membra do Grupo de Educação, Inovação e Tecnologia do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins, campus Dianópolis/TO. Membra da Comissão Permanente de Avaliação Institucional do Instituto Federal do Tocantins/Campus Dianópolis.

MSc. Ana Cléia Gomes da Silva
Formadora
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins PPGE/UFT (2022),Linha de Pesquisa: Estado, Sociedade e Práticas Educativas; Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia /UFT (2017); Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral (2016); Especialização em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPSP (2014) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins/UFT (2006). Atualmente trabalha na Secretaria Municipal da Educação de Palmas/TO, como Técnica, lotada na Diretoria do Ensino Fundamental; Coordenadora Científica da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit); Coordenadora do Fórum Permanente de Educação de Palmas/TO e Vice-presidente da Câmara de Educação Básica do CME. Tem experiência na área social, com ênfase em projetos Educacionais. É Sócia da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Membra do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GEpeEm); Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE/TO) e do Projeto de Pesquisa da REDE MAPA (Gestão Democrática do Ensino Público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino),coordenado pela Professora Doutora Rosilene Lagares - docente da UFT/PPGE/PEDAGOGIA e Membra do projeto de pesquisa: Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização, coordenado pelo prof. Dr. Elton Nardi da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

MSc. Meyrivane Teixeira Santos Arraes
Formadora
Mestra em Educação pela UFT (Universidade Federal do Tocantins) - 2023- Linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Prática Educativa. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT (GepeEM), Membro do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) ,Filiada a Associação Nacional de Administração em Educação (ANPAE), Filiada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Pesquisa sobre Sistemas Municipais de Ensino/Educação. Especialista em Pesquisa Educacional: Abordagens e Métodos pela UEPA (Universidade Estadual do Pará) 2023, Especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino em Ciências Humanas - História e Geografia (2006). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Paraíso (1998). Ingressou na rede Municipal de Ensino de Paraíso do Tocantins no ano de 1996, como professora do Ensino Fundamental. No ano de 2002 ingressou na rede Estadual do Tocantins como professora da Educação Básica . Dentre as funções que atuou na educação, destaca-se as seguintes: Professora do Ensino Fundamental, Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Paraíso, Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da FECIPAR - Faculdade de Educação Ciências e Letras de Paraíso, Tutora em EAD do Curso Normal Superior-EADCON, Coordenadora Pedagógica de Unidade Escolar Estadual, Coordenadora Pedagógica , Supervisora Escolar, Gerente de Educação Básica na Diretoria Regional de Educação, Diretora Regional de Educação de Paraíso do Tocantins. Formadora na Regional de Paraíso do PRISME (Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino).

MSc. Paulo Vinícius Santos Sulli Luduvice
Formador
Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins UFT, com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Departamento de Educação Campus XII. Atualmente é Professor PIV Efetivo da Secretária Municipal de Educação de Palmas-TO. Compõe o GepeEM/Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE) UFT, é associado a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae) o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca). Atuando principalmente nas discussões de temas como: Financiamento da Educação Básica, Estado e Política Públicas Educacionais, Formação social brasileira, Teorias Pedagógicas, Educação em Tempo Integral e Educação Física Escolar, Esportes, Lazer e Recreação.

MSc. Robson Vila Nova Lopes
Formador
Doutorando (2021) e Mestre (2017) em Educação, área de concentração Políticas Públicas e Gestão da Educação, pela Universidade de Brasília - UnB. Licenciado em Pedagogia (2008) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (2015) pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional (2021) pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Especialista em Legislação Educacional (2021) pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS. É Professor da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (desde 2010), onde exerceu os cargos de Subsecretário de Estado (2018); Secretário Executivo da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (2019-2021); Coordenador de Avaliação e Acompanhamento do Ensino e suas Modalidades (2011). Atuou como Professor do Ensino Superior na Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus Universitário de Palmas (2017/2018, 2012/2013) e Campus Universitário de Arraias (2009). É filiado à Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação - ANPAE e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. É Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a contribuição de Anísio Teixeira para a educação brasileira - GEPAT/UnB; Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal - EPEEMun./UFT e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Mundialização da Educação - GEPMund./UnB. Foi Presidente (2019/2021) e Vice-Presidente (2022/2024) do Conselho Estadual de Educação do Tocantins - CEE/TO, onde atuou como Conselheiro no período de 2015 a 2024. Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas - FESP (2021). Foi Secretário Municipal de Educação de Miracema do Tocantins (entre 2013 e 2016). Organizador do livro: "Políticas e Gestão da Educação Municipal: Práticas Pedagógicas, Formações e Informações Educacionais" (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em direito à educação; sistemas educacionais; políticas públicas e gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação municipal; conselhos de educação; políticas e gestão da educação; e políticas públicas.

Deyvison Bispo de Oliveira Santos
Assistente Pedagógico de Formação
Licenciado em Pedagogia pela UFT- Universidade Federal do Tocantins. Professor efetivo da rede municipal de educação básica do município de Porto Nacional/TO. Coordenador Do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação em Porto Nacional. Foi professor efetivo da rede municipal de educação básica do município de São João d´Aliança-GO (2019). Atuando em uma escola rural na comunidade quilombola do Distrito do Forte. Local onde desenvolveu pesquisas relacionadas a ocupação dos espaços e suas implicações; Comunidades tradicionais e educação; Gestão e políticas públicas para educação das relações étnico-raciais. Foi eleito conselheiro tutelar dos direitos das crianças e adolescentes em Arraias/TO (2016-2017). Acadêmico do curso de licenciatura em Geografia - UFT. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - (PIBID/UFT), subprojeto de Geografia, Campus de Porto Nacional, no período de agosto de 2021 até abril de 2022 (Escola Família Agrícola). Desenvolvendo pesquisas, ações e oficinas didáticas pedagógicas voltadas para a educação territorial e para as relações étnicos raciais e o desafio da implantação da Lei 10639/2003.

MSc. Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante
Assistente Pedagógico de Formação
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1989), é Mestre em Educação pela UFT-Universidade Federal do Tocantins- TO, Linha de Pesquisa: Estado, Sociedade e Práticas Educativas com o Tema: A organização da educação municipal no Tocantins e as relações de cooperação e colaboração entre municípios e Estado (2015) Tem especializações em Psicologia Educacional (1993), Planejamento Educacional (1994), Gestão Educacional (2006) e Gestão Pública Municipal (2010). . Trabalhou como Professora nos cursos de pedagogia, biologia e letras na modalidade de Regime Especial, no curso de História modalidade Regular e no curso Normal Superior modalidade Tele presencial na Universidade do Tocantins UNITINS. Atuou como gestora, por onze anos intercalados (1996 a 2015), no Colégio Estadual Odolfo Soares (Sistema Estadual de Ensino do Tocantins), no Município de Ponte Alta do Tocantins onde também foi dirigente municipal e coordenadora de projetos e programas da Secretaria Municipal de Educação. É aposentada pela (SEDUC) Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins. Último cargo na SEDUC foi como Gerente da Gerência de Desenvolvimento e Fortalecimento da Educação Profissional em Palmas. Foi pesquisadora de campo da FAPTO - Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins. É pedagoga credenciada do Tribunal de Justiça do Tocantins. Foi contratada como Mediadora de Aulas Presenciais do Curso Gestão para a Educação Municipal (GEM) pela WIDE Desenvolvimento Humano E Tecnologia S.A. Membro doGepeEM -Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT, doObservatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE), daRede MAPA. É filiada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (Anped) e a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae -TO), tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Gestão, Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem.

Dr. Paulo Fernando de Melo Martins
Assistente Pedagógico de Formação
Historiador (UFRJ), pedagogo (UERJ), Mestre em Educação (UERJ) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT, desde 2003, no Curso de Pedagogia. As atividades profissionais na educação básica, durante 15 anos, no Rio de Janeiro, foram marcadas pela experiência na direção geral do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP Compositor Donga/SME-Rio), em assessoria técnico-pedagógica na SME-Rio de Janeiro, na coordenação pedagógica e na regência de turmas da educação infantil, ensino fundamental e médio. Na UFT exerceu as funções de Chefe de Gabinete da Reitoria (2003-2008), Assessor para Assuntos Estratégicos da Reitoria (2012-2016), Ouvidor Geral (2016-2019) e Professor Efetivo no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (2013-2021). Na Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) exerceu a função de Diretor Executivo (2012-2014). Na Prefeitura de Palmas/TO, cedido pela UFT, desempenhou a função de Diretor Presidente da Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia (2009-2010). Atualmente é professor efetivo no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT), coordena o Projeto Central QualiTOPAMA (projeto em parceria com o Ministério da Saúde) e o Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos (NIEDIH) desenvolvendo estudos acerca da democratização da educação, das metodologias do ensino de história, da educação das relações étnico-raciais e dos direitos humanos. Foi representante titular da UFT no Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH-TO). No Laboratório para Estudos sobre Carreira Docente (LECDOC/UFT) desenvolve estudos sobre a formação e profissionalização docente. No Projeto Universidade da Maturidade (UMA) da UFT participa em atividades de pesquisa e extensão sobre cidadania e envelhecimento humano, em especial, em relação ao processo de envelhecimento na profissão docente. Na Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) está como Coordenador Estadual (TO). No Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente no Tocantins (FEPAD-TO) representa a ANFOPE na condição de titular e no Fórum Estadual de Educação (FEE-TO) como suplente.

MSc. Raimundo Ferreira Rodrigues
Assistente Pedagógico de Formação
Doutorando em Educação (PGEDA, Associação Plena em Rede - EDUCANORTE / UFT). Mestre em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL - UFT, 2017/2019). Aluno Especial dos Mestrados: PPGCOM - UFT (Disciplinas: Cibercultura e Tendências do Jornalismo, 2017/1; Tópicos Especiais em Comunicação: Mídia Regional, 2017/2). Pós-graduado (Lato Sensu) em: Formação Sócio Econômica do Brasil (História, Geografia e Sociologia - Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO), Gestão Escolar (Universidade Federal de Goiás - UFG), História e Cultura Afro-brasileira (Faculdade do Noroeste de Minas Gerais - FINOM), Docência do Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes - UCAM), Marketing e Gestão Estratégica (UCAM), Formação de Gestores Educacionais (Escola de Gestão Palmas TO / Myongji College Coréia do Sul / unY LeYa S.A. Brasil), Gestão Estratégica da Inovação e Política Científica e Tecnológica - PCT - UFT), Ciência Política (Faculdade ÚNICA - FUNIP), Gestão de Políticas Públicas (Faculdade ÚNICA - FUNIP). Licenciado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Docência na Ed. Inf. e Anos Iniciais do Ens. Fundamental (2001 - 2005 - UFT). Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo (2012 - 2016 - UFT), Graduado em Artes Visuais (2021 - Centro Universitário ETEP / Faculdade FABRAS). Técnico em Magistério com habilitação em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (CEPPA/GO). Atuou como professor dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, Complementação Pedagógica e Segunda Graduação (FACULDADES ÚNICA FUNIP/UCAM/PROMINAS) e professor substituto na Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é Professor do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Palmas - TO; Diretor e Consultor educacional das Faculdades Única FUNIP Polo de Palmas TO e Campos Belos GO. Membro dos Grupos de Pesquisa: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM), Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE) do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE Associação em Rede) Linha de Pesquisa: Estado, políticas públicas e gestão da educação. Grupos Informação, Comunicação e Memória; Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE), ambos da UFT e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Contemporâneas na UNITINS. Atua também com os temas: Gestão Escolar, Privatização da educação; Práticas Educativas de Interação entre Família e Escola; História da Educação Escolar do Negro no Brasil; Recursos Humanos; Ações Pedagógicas com ênfase em Formação de Professores; Arte educação; Tecnologias; Educomunicação; Jornalismo, mídias e cultura com ênfase em Webjornalismo e Tendências do Jornalismo.

Regivane Martins Ambrózio Silva
Assistente Pedagógico de Formação
Mestranda em Educação UFT (em andamento/2023), na linha de Pesquisa: Estado, Sociedade e Práticas Educativas, com ênfase de pesquisa em educação municipal. Graduada em Pedagogia/UNITINS. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino em Palmas -TO, atualmente na função de Diretora do ICMS Educacional na Secretaria de Educação/TO. Especialista em Pedagogia Escolar e Supervisão Educacional/ UNINTER (1995). Graduada em Direito/ FASEC- TO (2015) e Especialização em Processo Civil pelo Instituto DAMÁSIO (2017). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). Advogada. Atua nas áreas de Direito Administrativo e Direito Público Educacional com ênfase em Legislação Educacional. Membro da Comissão de implantação do ICMS Educacional na Secretaria da Estadual de Educação do estado do Tocantins. Membro do Conselho do Índice de Participação dos Municípios - IPM na SEFAZ/TO (Biênio 2023/2024) e Membro do Conselho Estadual de Educação do Tocantins - CEE/TO - atuando na função de Vice Presidente do CEE/TO( Biênio 2024/2026).

MSc. Rute Soares Rodrigues
Assistente Pedagógico de Formação
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Professora Graduada em História pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (1999) e Pedagogia. Atuou como Supervisora Pedagógica do FNDE na coordenação do Plano de Desenvolvimento da Escola e no Planejamento Estratégico da Secretaria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, tem conhecimento básico no uso de em tecnologia digital e inovação pedagógica. Atua como assessora Pedagógica da UNDIME-TO, Foi Avaliadora Educacional da SASE/MEC entre 2013 a 2015. Pesquisa sobre gestão educacional, planos municipais de educação e é membro do Subgrupo de Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT e membro da Rede Mapa - Mapa da Gestão Democrática do Ensino Público, foi Presidente do Conselho Municipal de Educação de Palmas no período de 2019 a 2021 e atualmente é Coordenadora do Fórum Permanente de Educação de Palmas (FE-Palmas). Membro da Rede ColaborAção Tocantins e Secretária Executiva da Undime seccional Tocantins.

Dr. Venícios Cassiano Linden
Assistente Pedagógico de Formação
Doutor em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de Trabalho, Educação e Política (TEP); mestre em Linguística (2017) na área de concentração Linguística Aplicada e linha de pesquisa Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da mesma universidade; e graduado em Letras-Libras Bacharelado (2014) também na UFSC. Trabalho como professor de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotado no curso de Pedagogia, ofertando disciplinas de Libras para as licenciaturas em Teatro e Filosofia. Tenho interesse por pesquisas sobre o trabalho na Educação Especial e na Educação Bilíngue para surdos e sobre a digitalização na Educação Básica. Atualmente vinculado ao 'Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal' (GEpeEM) da UFT e ao 'Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho' (GEPETO) da UFSC.

Adriano Pereira de Miranda
Assistente Pedagógico de Formação
Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-2023-2025)- Linha de pesquisa: Currículos Específicos de Etapas e Modalidades de Educação. Graduado em PEDAGOGIA pela Faculdade Guaraí (2005) e em MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Tocantins UFT (2016). Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e Ensino Fundamental (Faculdade Guaraí FAG), Gestão Escolar pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) através do Programa Nacional Escola de Gestores e em Metodologias para Educação à Distância (Unopar). Já atuei como Coordenador da Formação Continuada na Secretaria Municipal de Educação de Guaraí, na qual respondi pela tutoria dos programas: Pró-letramento: na área de Alfabetização e Linguagem e Gestar II na área de Língua Portuguesa. Atuei como membro voluntário do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Municipal do FUNDEB. Trabalhei também como professor assistente de turma na Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal do Tocantins (2009-2010) e como Formador Virtual do PROUCA Programa Um Computador por Aluno (2013-2014). Professor da Educação Básica no Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão, ministrando a disciplina de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio Integrado à Técnico em Informática. (2013-2018). Atualmente, sou professor na Escola Estadual Onesina Bandeira (Miracema do Tocantins e Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz (Tocantínia).

Angêla Sousa Silva
Assistente Pedagógico de Formação
Tem experiência na área de Educação, com ênfase na própria educação. Possuo curso técnico em Secretariado escolar pondo em destaque a organização de documentos, em nuvem ou mesmo em acervos, organização, respeito e compartilhamento de dados. Atualmente sou graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia, onde estou reafirmando o meu desejo de ser uma graduada com excelência, pelo fato de ser um curso que faz a diferença, e é para isso que estou cursando, para fazer a diferença na vida de uma criança e ser um espelho que muitos queiram ser o reflexo.

Joildy Gomes Brito
Assistente Pedagógico de Formação
Doutor em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de Trabalho, Educação e Política (TEP); mestre em Linguística (2017) na área de concentração Linguística Aplicada e linha de pesquisa Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da mesma universidade; e graduado em Letras-Libras Bacharelado (2014) também na UFSC. Trabalho como professor de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotado no curso de Pedagogia, ofertando disciplinas de Libras para as licenciaturas em Teatro e Filosofia. Tenho interesse por pesquisas sobre o trabalho na Educação Especial e na Educação Bilíngue para surdos e sobre a digitalização na Educação Básica. Atualmente vinculado ao 'Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal' (GEpeEM) da UFT e ao 'Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho' (GEPETO) da UFSC.

Ronaldo Muniz Silva
Assistente Pedagógico de Formação
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Campus de Palmas. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ. Participou como Integrante do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia (PET PedPalmas 2019-2024).Membro do Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Integrante do Programa de Institucionalização e Gestão da Educação Municipal: formação, monitoramento, acompanhamento e avaliação (PRISME) da Rede Colaboração Tocantins (RCT). Filiado a Associação Nacional de Administração em Educação (ANPAE). Participou como Relator na CONAE 2024-Etapa Estadual- Tocantins e eleito Delegado para representar os estudantes do Ensino Superior do Tocantins na CONAE-2024 em Brasília. Desenvolveu pesquisa com a temática "Atuação dos municípios de Araguaína e Araguatins e Centenário no que diz respeito à meta 19, especificamente a estratégia 19.1, Título: Escolha de diretores (as) escolares no Tocantins: desafios enfrentados pelos municípios de Araguaína, Araguatins e Centenário, sob orientação da Prof. Dra. Rosilene Lagares (Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, tutora do Programa de Educação Tutorial (PET),Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia ? PGEDA/Educanorte)

Dra. Jocyléia Santana dos Santos
Produção e Difusão do Conhecimento Científico e Técnico
Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutora em História/UFPE. Mestre em História/UFPE. Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação- PPGE/UFT. Coordenadora Local do Procad/Amazônia e Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA, UFRN e UFT (Procad/2018). Sócia da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped)/GT -2 -História da Educação. Membro e Avaliadora da Anped/Norte. Sócia da Associação Brasileira de História Oral (ABHO). Sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Pesquisadora da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Membro do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred). Membro do Comitê Técnico-Científico da (CTC/UFT). É avaliadora ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, da Revista Histedbr On Line e da Revista OPSIS -UFG-Catalão-GO. Professora Associada IV da UFT. Tem experiência na gestão superior de cursos de graduação e programas de pós-graduação. Líder de grupo de pesquisa História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação pelo CNPq(2004). Tem experiência e atuação nos temas e na área de Educação, História, Ensino, História Oral, Memória e História, Cultura Escolar.

Dra. Temis Gomes Parente
Produção e Difusão do Conhecimento Científico e Técnico
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (1986), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Fez Pós-Doutora pelo CEDEPLAR/UFMG (2010).Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Tocantins. Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da mesma Universidade. Foi colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenou o Doutorado Interinstitucional - DINTER - junto ao programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006-2011). Coordenou o Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (2012-2013). Foi diretora da Região Norte de História Oral (2008-2009). Foi membro do conselho Editorial da Editora Universitária - EdFUT - da área de Ciências Humanas, Letras e Artes) Fez parte da Diretoria da Associação Brasileira de História oral (2014-2016 ). Faz parte do Comitê Editorial da Revista História Oral. É coordenadora do Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero - NEDIG- da Universidade Federal do Tocantins. Faz parte del Comité Técnico-Académico de la Red Temática de Paz, Interculturalidad y Democracia del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología desde abril de 2015. Faz parte Associada Nacional de História. Faz parte Associação Brasileira de História Oral. Em 2024 recebeu Prêmio Michel Marie Le Ven", reconhecendo sua significativa contribuição para o desenvolvimento e consolidação da História Oral no Brasil. É membro do Comitê Editorial da Revista de História oral . Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em Historia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e memória, Gênero e desenvolvimento Regional, história e gênero, historia oral, história e cultura e historia do tempo presente. Consultora do Banco Mundial junto a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins no Projeto Estrada do Conhecimento. Pesquisadora e consultora do Programa de Instituicionalização e Gestão de Encino da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.

Dr. Eduardo José Cezari
AVNEI
Doutor em Educação em Ciências e Matemática - UFMT/REAMEC (2014); Mestre em Ciências do Ambiente - UFT (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior - FALBE (2008); Graduado em Ciências Biológicas - CEULP/ULBRA(2006); Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Pedagogia - Palmas e Professor Pesquisador no Curso de Ciências Biológicas - EAD - UFT. Professor do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação - UFT. Foi Coordenador do Curso de Pedagogia (2015-2018) e Vice-diretor do Câmpus de Palmas (2018-2020). Atualmente é Pró-reitor de Graduação da UFT. Áreas de atuação: Integração Curricular, Gestão do Ensino Superior e Formação de Professores para a Educação em Ciências.

Luis Felipe Nunes de Carvalho
AVNEI
Estudante de Ciências da Computação na Universidade Federal do Tocantins.

MSc. Werley Teixeira Reinaldo
AVNEI
Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2009) e MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais pela Universidade do Tocantins (2013). Mestre em Administração Pública (PROFIAP/UFT). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em projetos e desenvolvimento de soluções governamentais.