
Proposta Pedgagógica e Metodológica
O Programa EducaTO acredita que os sujeitos da/na escola têm plena capacidade e reais possibilidades para pensar de modo engajado no desenvolvimento de práticas pedagógicas com foco na formação de sujeitos que leem, escrevem, se expressem, sejam éticos, criativos e atuem de modo autônomo, ativo, crítico e reflexivo. Nesse sentido, tem o compromisso de pensar e discutir a escola como espaço heterogêneo, histórico, político, cultural, pedagógico e social. Assim, a partir dos encontros formativos que consistem num espaço de visibilidade, reconhecimento e compartilhamento de práticas escolares realizadas no âmbito de cada sistema ou rede municipal de ensino, pretende-se propor estratégias para que os sujeitos educacionais que atuam na gestão, em sala de aula ou fora dela, possam reconhecer as suas demandas e sejam capazes de refletir a sua realidade.
Tendo em vista que a elaboração e implementação de políticas públicas de gestão e sistematização do processo de formação de estudantes, considerando as suas necessidades individuais e coletivas, bem como a formação continuada de professores, gestores, equipe técnico-pedagógica, equipe multifuncional e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, requer a colaboração técnica e pedagógica entre os sistemas e redes municipais de ensino tocantinenses o Programa se estrutura em dois eixos

